Páginas

A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade. (José M. Moran)

segunda-feira, outubro 30, 2006

Programas pedagógicos em código aberto

Site do EDUCAREDE

Programas pedagógicos em código aberto

Projeto Classe, da UFSC, cria um repositório de programas para uso pedagógico em sala de aula

Verônica Couto - Revista A Rede

Reprodução da tabela com os programas analisados pelo Projeto ClassePesquisar e catalogar programas de computador em código aberto que apóiem o projeto de ensino e aprendizado nas escolas é o que vem fazendo a equipe do Classe –Classificação de Software Livre Educativo, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Segundo o professor José Eduardo de Lucca, coordenador do projeto, já foram identificados mais de 200 programas e, destes, 50 foram pré-selecionados, por estarem de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, definidos pelo Ministério da Educação.

“O software educativo é um recurso didático tal qual livros, revistas, imagens, música e filmes, com a vantagem de possuir muito mais recursos visuais e auditivos, além de permitir a interatividade. Também tem o importante papel de promover a inclusão digital já que coloca os alunos em contato com o computador. Eles aprendem a usá-lo para executar os programas, completa a pedagoga Júlia Koefender, uma das pesquisadoras do Classe. Os programas selecionados estão no site do projeto (http://classe.geness.ufsc.br/index.php/CLASSE), e em um CD de demonstração. De Lucca também coordena o centro GeNESS, uma incubadora de empresas de software criada no âmbito do Departamento de Informática e Estatística da UFSC. O próximo passo, diz, é integrar o Classe com outra iniciativa do GenESS, o Via Digital, que reúne programas em software livre para informatização de prefeituras.

CLASSE

O Projeto CLASSE está trabalhando na classificação de software educacional livre segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil) e outros aspectos técnico-pedagógicos relevantes.
Este é um site colaborativo, a exemplo da
Wikipedia. Veja em Ajuda como editar e adicionar novas informações às páginas e assim colaborar na construção do conhecimento.
O projeto está sob a responsabilidade do centro
GeNESS, sendo fomentado pelo Fundo Regional para a Inovação Digital nas Américas E Caribe (FRIDA).

Leia mais sobre o Projeto CLASSE
Leia mais sobre
Software Livre

4 comentários: