Páginas

A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade. (José M. Moran)

sábado, fevereiro 02, 2008

GOOGLE - Um grande Ambiente Virtual de Aprendizagem
















Vou aproveitar o espaço do meu Blog para divulgar uma idéia simples mas brilhante do trabalho final das minhas colegas de Pós-Graduação da UFRGS(Alunas: Eliane Almeida Pereira, Lediane Woiciechoski e Patrícia Iglesias Fraga), que apresentaram a utilização deste "mundo Google" como Ambiente Virtual de Aprendizagem, uma alternativa gratuita para trabalhar oficinas com alunos e/ou professores.

Considerando a facilidade de acesso da ferramenta de pesquisa Google, pois é necessário apenas ter um navegador e acesso a internet, podemos utilizar as ferramentas Google para oficinas com professores e/ou alunos.

Pretendo falar um pouco de várias ferramentas e funcionalidades que poderíamos estar utilizando nestas oficinas.

Google Buscas:
Web - Imagens - Grupos - Notícias - Froogle - Local - Blogs - Livros - Mapas -
Escolar - Videos - Música - Feeds - Base - Diretórios - Finanças - Catálogos -
Answers - História - Marcadores - BuscaLinux - Busca Apple - Busca Microsoft

Google Diversão:
Mentalplex - Pigeon Rank - Moonbase Google - Google Gulp - Google Romance

Google Downloads:
Desktop - Earth - Talk - Toolbar - Video Player - Picasa - Pack

Google Blogs:
Official Google Blog - Adwords API - Blogger Buzz - Google Base - Google Code - Google Enterprise - Google Maps API - Google Reader - Google Research - Google Talk - Google Video - Inside AdSense - Inside AdWords - Inside Desktop - Inside Sitemap

Google Sites:
Google Analytics - Google Accounts - Google Alerts - Google Mail - Personalised Home - Google Suggest - Google Sets - Google Moon - Google Mars - Google Store - GoogleCurrent TV - Google Zeitgeist - Google pages








PROPOSTA DE TRABALHO

  • Dependendo do conteúdo a ser abordado na atividade, podemos fazer uma combinação de ferramentas Google para nosso trabalho, durante as aulas e fora delas, trabalhando também virtualmente com os alunos.
  • Podemos eleger com os próprios alunos algumas ferramentas. Conversar com o grupo a idéia da atividade e o que esperar dela. Fazer um prévio planejamento com a ajuda dos alunos estabelecendo metas aos grupos, depois o professor com as sugestões estruturar se planejamento com objetivos claros.
  • Esclarecer como vai funcionar o Ambiente Virtual de Aprendizagem que estaremos utilizando e como as ferramentas serão utlizadas. Como se dará a interação do grupo e a interatividade com o Ambiente.
  • Podemos estabelecer como sugestão: Gmail E-mail grátis, 2.8 GB de espaço e menos spam, Agenda Organize o seu programa e compartilhe eventos com os alunos, Grupos Crie listas e grupos de discussão, Talk Ligações e mensagens instantâneas via computador, Google Docs Crie e compartilhe projetos on-line, Blogger Expresse as suas idéias online, Imagens Pesquise imagens na web.
  • Esta é apenas uma sugestão, cabe a vocês estabelecerem com seus alunos quais serão as reais necessidades das ferramentas aqui mostradas.

3 comentários:

  1. Oi Andrea

    Faz um tempo o Google prevê esta possibilidade de integrar a escola num grande ambiente virtual:

    Google e as escolas

    Como o Google é uma empresa, o uso massivo numa escola poderia ficar sujeito a alguma contrapartida comercial: anúncios, etc

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Andrea!

    Você só deve ter cuidado com o termo "livre"!

    As ferramentas do Google são gratuitas mas NÃO são livres, na medida que elas não estão usando nenhuma licença livre (GPL. CC-GPL, BSD, etc...)

    No mais, muito bom o trabalho!


    []'s

    ResponderExcluir
  3. Oi Andrea. Adorei seu espaço, muita dica legal!Esse post sobre os serviços do google então...Vai ajudar bastante. Parabéns!

    ResponderExcluir