
Primeiro você deve selecionar um vídeo existente no sistema ou enviar um arquivo, depois é só marcar os trechos do vídeo para marcar a sincronia e escrever. Existe até uma ferramenta que permite utilizar uma legenda já existente como referencia para uma tradução. Então é possível utilizar uma parte do texto já sincronizada para criar outra legenda. Assim não é necessário se preocupar com sincronia e ajustes nos textos.
Veja um exemplo de vídeo com legenda:
Nota: Esse vídeo é muito bom, explica o que é a licença Creative Commons.
Por exemplo, podemos utilizar uma legenda em Espanhol para produzir a versão equivalente em Português aqui do Brasil. Depois que tudo estiver pronto, podemos selecionar o texto para a legenda do vídeo na página ou no Player individual de cada vídeo.

O único ponto negativo em relação aos vídeos é que você precisa do arquivo com o vídeo, para que o mesmo seja enviado para o sistema do dotSUB e receba as legendas. Ainda não existe opção para utilizar um vídeo diretamente do YouTube ou outro serviço qualquer de compartilhamento de vídeos. Isso dificulta um pouco o processo, mas já é uma grande ajuda quando queremos utilizar um vídeo disponível no sistema.
Fontes:
dotSUB
Allan Brito - Migrando dos tijolos para os pixels!
Nenhum comentário:
Postar um comentário