Páginas

A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade. (José M. Moran)

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

dotSUB: Legendas para vídeos na internet

Você já assistiu a algum vídeo no YouTube ou Google Video e ficou perdido com as explicações ou narração que estava em uma língua que você não compreende? Pois um novo serviço promete mudar essa situação, permitido a qualquer usuário adicionar legendas a vídeos na internet. Esse serviço se chama dotSub, sendo totalmente alimentado por usuários em caráter colaborativo. Como funciona?

Primeiro você deve selecionar um vídeo existente no sistema ou enviar um arquivo, depois é só marcar os trechos do vídeo para marcar a sincronia e escrever. Existe até uma ferramenta que permite utilizar uma legenda já existente como referencia para uma tradução. Então é possível utilizar uma parte do texto já sincronizada para criar outra legenda. Assim não é necessário se preocupar com sincronia e ajustes nos textos.

Veja um exemplo de vídeo com legenda:



Nota: Esse vídeo é muito bom, explica o que é a licença Creative Commons.

Por exemplo, podemos utilizar uma legenda em Espanhol para produzir a versão equivalente em Português aqui do Brasil. Depois que tudo estiver pronto, podemos selecionar o texto para a legenda do vídeo na página ou no Player individual de cada vídeo.



O único ponto negativo em relação aos vídeos é que você precisa do arquivo com o vídeo, para que o mesmo seja enviado para o sistema do dotSUB e receba as legendas. Ainda não existe opção para utilizar um vídeo diretamente do YouTube ou outro serviço qualquer de compartilhamento de vídeos. Isso dificulta um pouco o processo, mas já é uma grande ajuda quando queremos utilizar um vídeo disponível no sistema.

Fontes:
dotSUB
Allan Brito - Migrando dos tijolos para os pixels!

Nenhum comentário:

Postar um comentário