Páginas

A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade. (José M. Moran)

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Portfólio - Utilização na Educação

Definições:

Um portfolio é uma lista de trabalhos de um profissional ou empresa. (Wikipédia)

Portfólio - Documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola, sendo utilizado para solicitar reconhecimento académico da aprendizagem experimental. (JCPaiva.net)

Portfólios são espaços de trabalho onde os estudantes coletam e organizam os objetos representativos dos conhecimentos adquiridos durante a elaboração de seus projetos, como documentos, diagramas, anotações, imagens, etc. Os portfólios têm como objetivo manter as evidências da habilidade individual, das idéias, interesses e acompanhamentos de um estudante ao longo de sua atividade de aprendizagem e podem ser usados coo base de um processo de avaliação autêntica (Sistêlos, Schiel e Domínguez). (Projeto AgP)

Utilização

A idéia de se utilizar portólios como forma de aprimorar (ou auxiliar) a performance do estudante está sendo usada de diversas maneiras:

*como ferramenta para comunicar o que o aluno sabe e pode fazer, uma "exibição";
*como suporte eletrônico para uma forma alternativa de avaliação;
*como uma ferramenta para avaliar a formação do professor;
*como uma biblioteca de conteúdos científicos;
*como uma ferramenta para investigação reflexiva dos alunos.

Na aprendizagem

Os portfólios são laboratórios nos quais os estudantes constroem significado a partir de sua experiência acumulada. É um resumo analógico ou digital da trajetória de aprendizagem. A maioria das escolas faz memória e não portfólio. Para distinguir uma da outra basta verificar quem montou o portfólio: a professora ou o aluno? Ou ainda: todos os portfólios seguem o mesmo modelo? O portfólio é propriedade do aprendiz e portanto, é ele quem estrutura a sua apresentação. É individual. O aluno mostra a sua própria voz. (Miriam Salles)

Os portfólios permitem ainda, ser enriquecidos com documentos pessoais, material resultante de pesquisa, referências fundamentadas de participação (conferências, colóquios, simpósios, etc.) que demonstrem a autonomia do aluno e criatividade dos alunos.

Percurso de aprendizagem que os portfólios permitem:
















Avaliação

O portfolio é mais um elemento de avaliação do progresso. Serve para refletir e perceber que tipo de trabalho se desenvolve, quais as dificuldades, em que situações se aprende melhor, quais as áreas de interesse, como é que se faz a auto-avaliação do trabalho. Funcionando como avaliação diagnóstica e formativa .




Portfólios Eletrônicos




Os portfólios eletrônicos são coleções selecionadas de trabalho estudantil disponibilizadas através de uma página Web pessoal. Como estamos lidando com uma geração digital, não é surpresa para mim que este meio on-line capte o interesse dos estudantes de uma forma que a velha versão no disco rígido nunca capturou. Uma vez que comecei a implementar os portfolios eletrônicos até os alunos pouco inspirados começaram a pedir mais tempo para trabalharem em seus portfólios. Aparentemente, tem algo de sedutor saber que teu trabalho pode ser visto pelas pessoas em todo o mundo!

(Microsoft)


Vantagens Eletrônicas




Mesmo além de seu poder de motivação, os portfolios eletrônicos baseados na Internet oferecem inúmeras vantagens, se comparados com a contraparte, ou seja, as pastas de papel:



•Não se perdem ou extraviam.
•São fáceis de acessar desde qualquer lugar.
•São uma forma de armazenagem de baixo custo para o material de ensino em uma variedade de formas, incluindo áudio, vídeo, gráficos e textos.
•Conectam os estudantes a uma base de dados de um grupo maior de pessoas.
•São fáceis de atualizar e otimizar durante vários períodos letivos.
•Através de hiperlinks, oferecem uma forma pouco complicada de aprender através de consultas e comparações entre trabalhos do mesmo grupo. (Microsoft)

Ferramentas de para os portfólios digitais:

As mais indicadas são as de autoria.

* editores de texto
* bases de dados
* powerPoint
* editores de imagens
* editores de vídeos
* editores de hml
* wiki
* blogs


(Miriam Salles)






2 comentários:

  1. lá Andréia!!!

    Ficaram ótimas as sugestões para contruir um portifólio!!! Parabéns!!!

    Um abração,

    Vanessa
    http://ciberespaconaescola.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Andréia, tudo bem?

    Estou fazendo uma postagem sobre Portfólio e vim aqui dar uma olhadinha e achei muito interessante, então coloquei no meu blog as sugestões com link para cá, tudo bem?
    Passe lá para dar uma olhadinha.
    beijinhos
    Cybele
    www.cybelemeyer.blogspot.com

    ResponderExcluir