Páginas

A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade. (José M. Moran)

terça-feira, novembro 01, 2011

Comunicação mediada por computador

Olá pessoal

Pensando em alguma forma de sacudir os alunos EAD, motivá-los quando pensam em deixar a peteca cair, encontrei na web um material interessante da pesquisadora Gilly Salmon - Australiana, que investiga nas áreas de e-learning, ensino à distância e aprendizagem de tecnologias.

Ela pesquisou e desenvolveu um modelo que considera cinco etapas de motivação relacionadas com a orientação dos alunos em ambientes de aprendizagem online - Comunicação mediada por computador.

Cada nível pressupõe que os participantes possuam algumas competências técnicas (canto inferior esquerdo em cada nível) e exige diferentes intervenções e competências de moderação do e-moderador (canto superior direito em cada nível).

1 - Acesso e motivação. Esta é fase do apoio técnico e inserção tecnológica, onde é extremamente importante a motivação dada pelo moderador.
2 - Socialização on-line. Nesta etapa o grupo forma-se e as bases da interação levam à construção de uma “cultura de grupo”.
3 - Partilha de informação. É a etapa de maturação do grupo, onde já há partilha de interesses comuns.
4 - Construção do conhecimento. Nesta etapa é dada ênfase à construção do conhecimento, através da consolidação da aprendizagem.
5 - Desenvolvimento pessoal. É esta etapa que conduz à autonomia. O aluno torna-se autor, em vez de consumidor de informação, gerando conhecimento, apoiando-se no seu saber pessoal e experiência de vida.

Fonte: http://www.atimod.com/e-moderating/5stage.shtml

Esse outro link é uma demonstraçao interativa do modelo criado por ela:
http://www.atimod.com/e-moderating/fivestepflash.htm

Espero que gostem e aproveitem!!!!!

2 comentários:

  1. Parabens pelo site, possui um otimo conteudo e tudo esta muito bem distribuido, visite também meu blog.

    www.ganhedinheirocomseusite.com.br

    ResponderExcluir
  2. Passando para desejar Um Feliz Natal!!!
    Muita paz, saúde e realizações!!!
    Que Deus ilumine teus caminhos!!!
    São meus votos de fé e esperança!!!
    http://www.luceliamuniz.blogspot.com/
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir