Olá pessoal
Pensando em alguma forma de sacudir os alunos EAD, motivá-los quando pensam em deixar a peteca cair, encontrei na web um material interessante da pesquisadora Gilly Salmon - Australiana, que investiga nas áreas de e-learning, ensino à distância e aprendizagem de tecnologias.
Ela pesquisou e desenvolveu um modelo que considera cinco etapas de motivação relacionadas com a orientação dos alunos em ambientes de aprendizagem online - Comunicação mediada por computador.
Cada nível pressupõe que os participantes possuam algumas competências técnicas (canto inferior esquerdo em cada nível) e exige diferentes intervenções e competências de moderação do e-moderador (canto superior direito em cada nível).
1 - Acesso e motivação. Esta é fase do apoio técnico e inserção tecnológica, onde é extremamente importante a motivação dada pelo moderador.
2 - Socialização on-line. Nesta etapa o grupo forma-se e as bases da interação levam à construção de uma “cultura de grupo”.
3 - Partilha de informação. É a etapa de maturação do grupo, onde já há partilha de interesses comuns.
4 - Construção do conhecimento. Nesta etapa é dada ênfase à construção do conhecimento, através da consolidação da aprendizagem.
5 - Desenvolvimento pessoal. É esta etapa que conduz à autonomia. O aluno torna-se autor, em vez de consumidor de informação, gerando conhecimento, apoiando-se no seu saber pessoal e experiência de vida.
Fonte: http://www.atimod.com/e-moderating/5stage.shtml
Esse outro link é uma demonstraçao interativa do modelo criado por ela:
http://www.atimod.com/e-moderating/fivestepflash.htm
Espero que gostem e aproveitem!!!!!
Parabens pelo site, possui um otimo conteudo e tudo esta muito bem distribuido, visite também meu blog.
ResponderExcluirwww.ganhedinheirocomseusite.com.br
Passando para desejar Um Feliz Natal!!!
ResponderExcluirMuita paz, saúde e realizações!!!
Que Deus ilumine teus caminhos!!!
São meus votos de fé e esperança!!!
http://www.luceliamuniz.blogspot.com/
Um abraço!!!