Páginas

A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade. (José M. Moran)

terça-feira, março 17, 2009

Squeak


A SqueakLândia é uma comunidade que promove a utilização do Squeak. É um software livre para uso educacional para todas as faixas etárias, ótima para iniciação da aprendizagem para programação orientada a objectos, proporcionando a criatividade e à construção de conteúdos educativos com características multimídia, abre um mundo de possibilidades de exploração e experimentação em todas as áreas de conhecimento, além de proporcionar a simulação e representação de modelos.

O uso deste software no contexto educacional pelos professores desenvolve nos alunos vontade de criar, conhecer e investigar, promovendo a construção do conhecimento, ou seja, e aluno deverá ensinar o computador a fazer/construir.

Pode ser baixado a partir deste endereço eletrônico.

O Squeak possui a área de trabalho, também conhecida de desktop onde se desenvolvem os projetos.


Um projeto Squeak é um documento que leva consigo um conjunto de características da versão Squeak no qual foi desenvolvido, incluindo o idioma e todos os recursos internos utilizados, como imagens e sons importados, o Squeak e têm a extensão “.pr”.

No Squeak tudo são objetos. Tudo o que existe num projeto é tratado por objeto: um texto, uma imagem, fixa ou animada, um leitor/reprodutor de media, um desenho, entre outros.
Para criar um objecto desenhando no Squeak, ative o bloco de desenho, dando um clique no botão da legenda (1) na Barra de Menu.





















Legenda de alguns dos recursos do Squeak:

(1) Botão de desenho e pintura;
(2) Ferramentas de edição: lápis, preenchimento, seletor de cores e apagador;
(3) Definição de espessuras;
(4) Seletor de cores;
(5) Objetos geométricos: linha, rectângulo, elipse, polígono irregular e estrela;
(6) Carimbo “seleciona uma parte do desenho para reprodução”;
(7) Ampliador - aumenta o tamanho do objecto desenhado
(8) Ferramenta de rotação dos objetos desenhados;
(9) Botões de edição: Anula ” última ação”; Fica “aceita o desenho”; Limpa “apaga
tudo”; Lixo “fecha o editor sem alterar o desenho”.
A seguir um tutorial desenvolvido por membros do LEC/UFRGS, disponível Squeak - LEC/UFRGS

Fonte: Blog Informática na Educação

2 comentários:

  1. Boa noite Andréa De Carli!!Estava visitando alguns blogs e encontrei o seu...de inicio fiquei encantada..pois eu amo a combinação informatica e educacao.Espero poder trocar experiencias com vc..visite meu blog..bjos http://polianygarcia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Andrea. Já estou baixando para testar. Parece interessante. Valeu a dica.
    Abraço

    ResponderExcluir