Páginas

A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade. (José M. Moran)

segunda-feira, agosto 13, 2007

ESCRITA COLETIVA

A escrita coletiva entende-se por um projeto de trabalho onde todos os participantes trabalham de forma coopertiva ou colaborativa; este trabalho é mediado pelo uso do computador apoiado por ferramentas, visando a construção de conhecimentos pelos participantes.

Segundo Primo (2003) "no hipertexto cooperativo todos os envolvidos compartilham a invenção do texto comum, à medida que exercem e recebem impacto do grupo, do relacionamento que constróem e do próprio produto criativo em andamento. Já o hipertexto colagem constitui uma atividade de escrita coletiva, mas demanda mais um trabalho de administração e reunião das partes criadas em separado do que um processo de debate e invenção cooperada (nesses casos, uma pessoa ou uma pequena equipe de editores pode decidir o que publicar e trabalhar na organização e gerenciamento dascontribuições)".

A escrita coletiva precisa ser concebida não como uma mera experiência de aglomerados de idéias com algum objetivo pré-configurado, mas sim de uma interação constante que contribua efetivamente na construção do conhecimento dos envolvidos. O ambiente virtual onde esta escrita se desenvolve, acontece por meio de um software colaborativo que dá suporte ao trabalho, também chamado groupware, que possui ferramentas como: email, chat´s, vídeo-conferência, editores, planilhas..., entre outras, que facilitam as contribuições dos participantes.

Outra definição para Groupware encontramos com Skip Ellis, que definiu como um "sistema baseado em computador que auxilia grupos de pessoas envolvidas em tarefas comuns (ou objetivos) e que provê interface para um ambiente compartilhado". (WIKIPÉDIA)

As participações na escrita coletiva acontecem em diferentes intensidades, a cada momento o olhar de um participante modifica-se, ressaltando esse ir e vir em diversos pontos de vista. A descoberta e participação do ambiente em si, a experimentação de diversas ferramentas, o acoplamento a esse outro modo de autoria, possibilitam a criação e a recriação neste espaço de convivência.

Algumas ferramentas de escrita coletiva:

Sharepoint
TalkAndWrite
Lotus Note
Project Server
More.Groupware
ETC
Writely
ThinkFree
37 Signals
Zoho
Glypho
WebBrush
Co-link
Bloki
Wiki
Wikispaces
TWiki
Equitext
Nestescrita






Que tal trabalharmos vários gêneros textuais e publicarmos as criações coletivas em um Blog ?

O que são gêneros textuais e por que é importante utilizá-los para o ensino de Língua Portuguesa?
Gênero textual é um nome que se dá às diferentes formas de linguagem que circulam socialmente, sejam mais informais ou mais formais. Um romance é um gênero, um artigo de opinião também, um conto é um outro gênero, uma receita de bolo também é gênero textual, uma aula é gênero, uma palestra ou um debate na televisão também são gêneros textuais. Eles são a forma como a língua se organiza nas inúmeras situações de comunicação que vivemos no dia-a-dia. Gêneros textuais são língua em uso social, seja quando usamos a língua na escola, seja quando usamos a língua fora dela para nossa comunicação, seja quando usamos gêneros escritos, seja quando usamos gêneros orais. Os gêneros são língua em uso, são língua viva, são instrumentos de comunicação.

Por que usar seqüências didáticas ao ensinar gêneros textuais?
Para ensinar os alunos a dominar um gênero de texto de forma gradual, passo a passo. Ao organizar o ensino de língua portuguesa usando a seqüência didática para trabalhar o gênero textual escolhido, o professor explora diversos exemplares desse gênero, estuda suas características próprias e leva seus alunos a praticar diferentes aspectos de sua escrita antes de propor uma produção escrita final.
Outra vantagem desse tipo de trabalho é que leitura, escrita, oralidade e aspectos gramaticais são trabalhados em conjunto, o que faz mais sentido para quem aprende.

Para organizar o trabalho com um gênero textual em sala de aula, sugerimos a seguinte seqüência didática:

# Apresentar a proposta.
# Avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o gênero.
# Apresentar o gênero escolhido, fazendo circular alguns de seus exemplares pela sala.
# Propor que os alunos escrevam um texto inicial do gênero, mesmo que imperfeito, para saber quais os aspectos desse gênero o professor precisa trabalhar mais.
# Ampliar o repertório do aluno, trazendo mais textos do gênero para a sala.
# Organizar e sistematizar o conhecimento sobre o gênero, com estudo detalhado de seus elementos, de sua situação de produção e da forma como esse gênero circula (num jornal ou num livro, por exemplo).
# Fazer uma produção escrita coletiva com a classe, tendo o professor como escriba, para que todos troquem conhecimentos e passem a dominar melhor o gênero estudado.
# Fazer uma produção escrita individual ou em duplas, grupos
# Convidar os alunos a fazer a revisão e a reescrita da produção no word.

O próprio programa apresenta possíveis correções. Leve seus alunos a perceber o porquê do programa estar chamando a atenção para aquela frase ou palavra. Será que está errada? O que está errado? Vamos descobrir procurando no dicionário?

Depois de digitado e revisado, convide seus alunos a publicarem no Blog criado e dedicado a este trabalho.

Um belo exemplo de escrita Coletiva é o trabalho que esta sendo realizado pela professora Silvânia da cidade de Tuparetama/PE,com uma turma de EJA. Vale a pena conferir: http://www.terceirafase.gigafoto.com.br/


Fonte: CENPEC - CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO POPULAR

3 comentários:

  1. Anônimo9:03 AM

    Nossa Andréa, seu post sobre Escrita Coletiva tem tudo a ver com o trabalho que estou desenvolvendo desde o ano passado com uma turma da EJA, por isso quero convidá-la a visitar nosso blog www.terceirafase.gigafoto.com.br
    será uma honra para nós saber sua opinião sobre nosso projeto.
    Parabéns pelo belíssimo espaço.
    Professora Silvânia

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3:17 PM

    Muito obrigada pela visita, Andréa e também por ter divulgado nosso trabalho no seu blog.

    Os alunos estão orgulhosíssimos.
    Por favor continue nos visitando. Quanto ao Educarede, já divulgamos alguns de nossos trabalhos lá, agora estou pensando em criar a comunidade sugerida por você.

    Andréia, por favor, gostaria de que explicasse como faço para usar o Slideshare no blog dos meus meninos. Pode ser usado em qualquer blog? Como?

    Mais uma vez obrigada.
    Forte abraço e fique com Deus.
    Professora Silvânia

    ResponderExcluir
  3. Andréa.
    Achei riquissimo esse post. Não tinha esse conhecimento. Como estudante de pedagogia tenho mais uma referramenta a disposição, e que os alunos gostaram.
    Abraços.

    ResponderExcluir