Páginas

A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade. (José M. Moran)

domingo, julho 01, 2007

BLOGS

BLOG

Em uma reportagem de JOSÉ LUIS ORIHUELA no Jornal El País encontramos que a honra das primeiras publicações, no que viria a ser uma idéia de Blog, é conferida ao sítio What's New, em 1992 onde Tim Berners-Lee, foi relatando a marcha do projeto da World Wide Web, posto em funcionamento naquele ano em Genebra.

Essa é a pergunta de uma interessante reportagem da Cnet, que sai em busca do primeiro web log. Fácil, não? É só saber quem escreveu o primeiro blog em abril de 1997.

Mas essa não parece ser uma resposta óbvia. "O primeiro blogger é o irascível Dave Winer? O iconoclasta Jorn Barger? Ou o expert em game online do The New York Times Magazine, Justin Hal?”

A resposta da Cnet é que os três, em alguma medida, podem ser considerados os primeiros blogueiros.

Winer é um pioneiro das técnicas de licenciamento e editor do Scripting News, que lançou em abril de 1997. Na época, ele não usava o termo "web log", que deu origem depois ao blog.

Barger, um programador futurista, disse, em entrevista para a Cnet, que é ele o inventor do termo "Web log". Em dezembro de 1997, criou o RobotWisdom.com, uma coleção de links de artigos sobre políticas, livros e tecnologias.

Outros atribuem o feito a Justin Hall, que logo depois de a web comercial ser criada, começou em janeiro de 1994 uma espécie de diário na internet, o link.net.

Independente de quando floresceu o primeiro blog, atualmente o Technorati, um dos principais serviços de indexação e busca da blogosfera, conta 72 milhões blogs. Segundo a empresa, são criados 175 mil blogs por dia. Cerca de 1,6 milhão de posts são publicados diariamente, o que significa uma atualização a cada 18 segundos. Muitos deles, é verdade, continuarão anônimos e são natimortos.

Para saber mais sobre blogs e sobre a blogosfera recomendo a leitura da entrevista da pesquisadora Daniella Bertocchi para Tiago Dória.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/blog_dos_blogs/archive/2007/03/20/
blogosfera-chega-aos-10-anos-mas-quem-criou-primeiro-blog - Publicado por Ralphe Manzoni Jr. às 13h17 - 20/03/2007




Um weblog, blog ou blogue é uma página da Web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um diário). Estes posts podem ou não pertencer ao mesmo gênero de escrita, referir-se ao mesmo assunto ou ter sido escritos pela mesma pessoa.

O weblog conta com algumas ferramentas para classificar informações técnicas a seu respeito, todas elas são disponibilizadas na internet por servidores e/ou usuários comuns. As ferramentas abrangem: registro de informações relativas a um site ou domínio da internet quanto ao número de acessos, páginas visitadas, tempo gasto, de qual site ou página o visitante veio, para onde vai do site ou página atual e uma série de outras informações.

Jorn Barger, autor de um dos primeiros FAQ - Frequently Asked Questions, foi o editor do blog original robotwisdom e concebeu o termo - "weblog" - em 1997, definindo-o como uma página da Web onde um diarista (da Web) relata todas as outras páginas interessantes que encontra. O blog de Barger tem uma aparência diferente dos atuais e ainda hoje mantém a mesma interface de quando foi criado.

O termo foi alterado por Peter Merholz, que decidiu pronunciar "wee-blog", que tornou inevitável o encurtamento para o termo definitivo "blog".

Rebecca Blood, pioneira no uso de blogs, relatou suas experiências, explicando que em 1999, os blogs eram distintos tanto em forma como conteúdo das publicações periódicas que os precederam (ezines e journals). Eles eram rudimentares em design e conteúdo, mas aqueles que os produziam achavam que estavam realizando algo interessante e decidiram ir adiante. Os blogueiros referenciavam entradas interessantes em outros blogs,normalmente adicionando suas opiniões. Créditos eram concedidos a um blogueiro individual quando outros reproduziam os links que este havia encontrado. Devido à freqüente interligação entre os blogs existentes na época, os críticos chamaram os blogueiros de incestuosos, que por sua vez sabiam que amplificavam as vozes uns dos outros quando criavam links entre si. E assim a comunidade cresceu. Os blogueiros pioneiros trabalharam para se tornar fontes de links para material de qualidade, aprendendo a escrever concisamente, utilizando os elementos que induziam os leitores a visitar outros sites.

A blogosfera, termo que representa o mundo dos blogs, ou os blogs como uma comunidade ou rede social, cresceu em ritmo espantoso. Em 1999 o número de blogs era estimado em menos de cinqüenta; no final de 2000, a estimativa era de poucos milhares. Menos de três anos depois, os números saltaram para algo em torno de 2,5 a 4 milhões. Atualmente existem cerca de 70 milhões de blogs e cerca de 120 mil são criados diariamente, de acordo com o estudo State of Blogosphere[1]. O estudo revela que a blogosfera aumentou em 100 vezes nos três últimos anos e que atualmente ela tende a dobrar a cada seis meses. Esse aumento significativo no número de blogs ao longo dos anos, fez com que a grande mídia desse maior importância ao fenômeno: entre 1995 e 1999 apenas onze artigos jornalísticos sobre blogs foram publicados. No ano de 2003, estima-se que 647 artigos foram publicados.

Provavelmente a maior diferença entre os blogs e a mídia tradicional é que os blogs compõem uma rede baseada em ligações - os links, propriamente. Todos os blogs por definição fazem ligação com outras fontes de informação, e mais intensamente, com outros blogs. Muitos blogueiros mantêm um “blogroll”, uma lista de blogs que eles frequentemente lêem ou admiram, com links diretos para o endereço desses blogs. Os blogrolls representam um excelente meio para observar os interesses e preferências do blogueiro dentro da blogosfera; os blogueiros tendem a utilizar seus blogrolls para ligar outros blogs que compartilham os mesmos interesses.

Fonte: Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Weblog


Sites para criação de Blogs

Blogger
http://www.blogger.com.br
Site do blogger no Brasil é mantido pela Globo.com e, por isso, exclusivo para assinantes desse portal.

Blogger.com
http://www.blogger.com/
Site que fornece os endereços http://nomedoblog.blogspot.com é gratuito mas o usuário precisa ter conta em outro servidor para hospedar as imagens que vai utilizar. Cadastro em português e demais funções em inglês.

Weblogger.br
http://weblogger.terra.com.br
Possui versão gratuita e a versão Plus (para assinantes do provedor Terra). Possui serviço de comentário, convite aos amigos, lembretes e é possível enviar arquivos para o template. No entanto, a edição de contador e a edição das cores de fonte, tamanho e tipo são feitos via código html. O envio de arquivos é limitado à 500 Kb por blog. Podem ser criados até 5 blogs por usuário.

Blig
http://www.blig.com.br
Serviço gratuito mas é necessário cadastrar-se no portal IG. Não é possível utilizar outros templates além dos oferecidos pelo site. Limite de espaço 1Mb de espaço para envio de arquivos. Só é possível realizar um post por dia e, cada post, pode ter apenas 3 comentários, também, por dia.

Blog – Uol
http://blog.uol.com.br
O usuário recebe um endereço no seguinte formato http://nomedoblog.zip.net.Gratuito, é necessário apenas se cadastrar como visitante (assinantes Uol tem maior espaço de armazenamento e outras vantagens) e aguardar a chave de ativação por e-mail (cuidado com o registro do e-mail, ele precisa ser válido). Possui ferramentas para edição de links, humor do dia, comentários (que podem ser moderados ou não), indicação para amigos, realização de enquetes, criação de blog comunitário, construção do perfil (com direito a avatar personalizado), contador de visitas, importação de posts de outros blogs, rss e edição de post através de mensagens do celular. O blog pode ser protegido com senha e liberado para visitação somente para quem a possuir. È possível utilizar os templates disponíveis ou utilizar templates de outros sites. È o site mais simples de ser utilizado para usuários que não conhecem HTML.

Big Blogger
http://www.bigblogger.com.br
Gratuito. Possui postagem por e-mail, número ilimitado de posts por dia, mural de recados, estatística de acesso, humor do dia, perfil, enquete, proteção do blog por senha, controle dos comentários, etc. Devido a grande popularidade do site os novos cadastros foram suspensos temporariamente.

The Blog
http://www.theblog.com.br
Cadastro gratuito mas possui versão para assinantes BRTurbo que possuem maior limite de armazenamento. Possui facilidades para editar o conteúdo, ajustar o template, etc. O servidor é lento e ocorrem vários erros durante a postagem.

AOL Blog
http://blog.aol.com.br
Exclusivo para assinantes AOL.

Blog-se
http://www.blog-se.com.br
Ó cadastro é gratuito mas, depois de receber a chave de ativação, é necessário esperar que o administrador do site libere a construção do cadastro. Esse tempo não é divulgado.

Via Blog
http://www.viablog.com.br
Gratuito. 1Mb de espaço de armazenamento. Podem ser enviadas imagens para o banco de imagens e podem ser usados templates de outros sites. Não dispõe de editor de humor, editor de links, nem nenhuma outra funcionalidade (tudo precisa ser editado no código) com exceção dos comentários que são inseridos automaticamente. Interface de envio de post é simples de usar.

Sapo.pt
http://blogs.sapo.pt
Site gratuito de Portugal. O cadastro é obtido através de inscrição que dá direito a um e-mail no Sapo.pt e a um passaporte (NetBI) que permite acesso a todos os serviços do portal. Há a possibilidade de ajustar o fuso-horário do site. È possível editar a ordem dos posts (crescente ou descendente), permitir o envio de comentários moderados ou não, editar o código do template, editar listas de email que receberão notificação quando o blog for atualizado. Espaço de armazenamento: 15 Mb. Demais funcionalidades podem ser feitas editando-se o código do template.

Dicas para um blog de sucesso (Dica da Gládis no blog Dicas da Aninha)

1. Blogue porque você quer blogar.
2. Leia outros blogs – cada pessoa tem um estilo diferente de blogar. Escolha um estilo lendo outros blogs, descubra o que lhe atrai e aprecie a leitura.
3. Escolha um nicho que possa desenvolver (e seja diferente) .
4. Conecte-se a outros blogs.
5. Admita seus erros.
6. Escreva bons títulos.
7. Adicione outras mídias: imagens, sons, vídeos.
8. Tenha voz ativa – blogar exige paixão e autoridade. O que exclui muita gente.
9. Saia da blogosfera, relacione-se com o maior número possível de pessoas.
10. Promova-se.
11. Escreva bem – seja criativo e diferenciado.
12. Exponha-se.
13. Ajude outras pessoas a blogar – compartilhe o que você aprendeu .
14. Mantenha contato com os visitantes – não seja medroso.
15. Mantenha sua integridade – “você é o que aparenta ser” .



COMO CRIAR UM BLOG NO BLOGGER








BLOG NA EDUCAÇÃO - TIPOS DE BLOGS





BLOG COMO FERRAMENTA DIDÁTICA



Nenhum comentário:

Postar um comentário