Páginas

A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade. (José M. Moran)

quarta-feira, junho 27, 2007

VIDEOS EDUCACIONAIS



















TIPOS DE PLANOS PARA VÍDEO -- ENQUADRAMENTOS



Plano Geral - WS (wide shot) ou LS (long shot)

MLS - Medium Long Shot ou FS (Full Shot). Enquadra pessoas da cabeça aos pés.

O MS corta na cintura.

O MCU (Medium Close Up) corta entre os ombros e a cintura.

O Close Up é perfeito para entrevistas. As mudanças de expressão facial, tão importantes para se compreender uma conversa, são vistas facilmente. Os Close-Ups também são utilizados como takes de apoio para mostrar detalhes importantes de objetos.

XCUs são Extreme Close Ups. O XCU pode mostrar, por exemplo, somente os olhos ou boca de um indivíduo. Com relação a pessoas, este tipo de plano é reservado para as cenas de impacto dramático. Com relação a objetos, o XCU é freqüentemente necessário para revelar detalhes importantes.




























Deixarei por aqui algumas dicas e tutoriais para fazermos, editarmos ou criarmos vídeos educacionais. O programa que utilizo é o Movie Maker, que vem junto com o Windows.


Tutorial Movie Maker



Tutorial Movie Maker - You Tube



Tutorial Mídias na Educação


Tem como um dos seus objetivos proporcionar a você uma visão crítica e abrangente sobre a incorporação das mídias e suas linguagens ao processo de ensino e aprendizagem.


Projeto Be-a-Bá

A Interrogação Filmes apresenta o Projeto Beabá - Oficina Audiovisual para a Juventude, uma tentativa de democratizar o domínio e o uso dos meios de comunicação através do ensino básico da linguagem videográfica, tanto na gramática como na técnica de operação dos equipamentos.


Clique aqui para baixar algumas páginas de exemplo do material desenvolvido para o Projeto Beabá.


Domínio público - imagem, som, texto e vídeo

Obras clássicas e contemporâneas que estão em domínio público organizadas pelo governo federal.


Projeto Cala Boca já morreu

O CALA-BOCA JÁ MORREU – porque nós também temos o que dizer! origina-se de um projeto de Educação pelos Meios de Comunicação, criado em 1995 e desenvolvido até 2003 como uma atividade sem fins lucrativos pelo GENS – Serviços Educacionais, nome fantasia do Grupo Ensino-Estudo S/C LTDA, sob direção de Donizete Soares e coordenação de Grácia Lopes Lima. Em 2004, o Projeto se constitui em uma organização não-governamental.

Dirigido inicialmente a crianças, o Projeto se estendeu também a adolescentes e jovens, oferecendo aos participantes oficinas de rádio, jornal impresso, vídeo e internet, tendo por objetivo ensinar-lhes novas linguagens e tecnologias e, com elas, a produção de informação. Os resultados de tais oficinas foram levados a público através de diferentes veículos de comunicação.


Projeto Geração Saúde

Geração Saúde: Vídeos produzidos pelo Ministério da Educação motivam adolescentes a cuidar da saúde

Ensinar aos adolescentes como cuidar da saúde, motivando-os a desenvolver hábitos que gerem prevenção e diagnóstico precoce de doenças. Mais do que isso: incentivar os jovens a multiplicarem o conhecimento adquirido e a tornarem-se agentes transformadores do meio em que vivem. Estes são alguns dos objetivos da série Geração Saúde, produção resultante de parceria entre a TV Escola da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação, a Universidade de São Paulo (Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP) e a PUC do Rio de Janeiro.

Projeto Video na sala de aula - José Manuel Moran

Finalmente o vídeo está chegando à sala de aula. E dele se esperam, como em tecnologias anteriores, soluções imediatas para os problemas crônicos do ensino-aprendizagem. O vídeo ajuda a um bom professor, atrai os alunos, mas não modifica substancialmente a relação pedagógica. Aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, mas também introduz novas questões no processo educacional.




Exemplos de Vídeos Educacionais -

Esta da História da Chapeuzinho Vermelho, da Síndrome de Down, da Literatura de Cordel, e do trabalho Infantil foram algumas aventuras usando o Movie Maker, na disciplina de Internet para Educadores, da Pós-Graduação da UFRGS - Informática na Educação.









Kika explica de onde vem o ovo. Tragetória do ovo da galinha até sua casa. TV Escola - MEC

Um comentário:

  1. Vi um video seu no Youtube, sobre Literatura de Cordel, e percebi que nele você faz algumas perguntas cujas respostas podem estar em uma série que eu já vinha escrevendo sobre o assunto em meu Blog MundoCordel.
    Talvez vc se interesse em dar uma olhada nos seguintes links:

    http://mundocordel.blogspot.com/2007/10/tcnica-de-fazer-cordel.html

    http://mundocordel.blogspot.com/2007/10/tcnica-de-fazer-cordel-ii.html

    No mais, parabéns pela iniciativa de usar novas técnicas e tecnologias na educação.

    Mairton

    ResponderExcluir