Páginas

A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade. (José M. Moran)

quarta-feira, junho 06, 2007

Comando Tracert

O processo de Traceroute (que em português significa rastreio de rota) consiste em obter o caminho que um pacote atravessa por uma rede de computadores até chegar ao destinatário. O traceroute também ajuda a detectar onde ocorrem os congestionamentos na rede, já que é dada, no relatório, a latência até a cada máquina interveniente.

Utilizando o parâmetro TTL é possível ir descobrindo esse caminho, já que todas as máquinas por onde passa o pacote estão identificadas com um endereço e irão descontar a esse valor 1 unidade. Assim, enviando pacotes com o TTL cada vez maior, é possível ir descobrindo a rede, começando com o valor 1 (em que o router imediatamente a seguir irá devolver um erro de TTL expirado).

Para que este trabalho possa ser simplificado, colegas sugeriram o programa Neotrace, que você consegue pelo Baixaki.



Esta é apenas uma das opções que o programa fornece, ele ainda deixa vermos em forma de gráfico, em linha.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Traceroute

Porque Usar Traceroute

Traceroute é uma ferramenta que permite descobrir o caminho feito pelos pacotes desde a sua origem até o seu destino. Ele é usado para testes, medidas e gerenciamento da rede. O traceroute pode ser utilizado para detectar falhas como, por exemplo, gateways intermediários que descartam pacotes ou rotas que excedem a capacidade de um datagrama IP. Com esta ferramenta, o atraso da "viagem" do pacote entre a origem e gateways intermediários são reportados, permitindo determinar a
contribuição de cada gateway para o atraso total da "viagem" do pacote desde a origem até o seu destino. Versões melhoradas do traceroute permitem a especificação de "rotas livres da origem" para os datagramas. Isto permite investigar qual o caminho de retorno que as máquinas remotas fazem até o host local.

MECANISMO

O comando traceroute envia pacotes de pesquisa UDP (UDP probe packets) com um pequeno "time-to-live" máximo (variável Max_ttl), e então, espera por pacotes de resposta "ICMP TIME_EXCEEDED" dos gateways que estão no caminho. Os pacotes UDP começam com um valor Max_ttl de 1 hop, que é incrementado de 1 hop a cada vez, até que uma mensagem "ICMP PORT_UNREACHABLE" é retornada. Esta mensagem indica que o host destino foi localizado ou que o comando traceroute atingiu o valor máximo de
hops permitido para o "trace".

O traceroute envia três "probes" a cada Max_ttl indicando:

O valor Max_ttl

O endereço do gateway

O tempo de ida e volta (round trip) de cada "probe" bem sucedido.

Se as respostas ao "probe" vêm de gateways diferentes, o traceroute imprime o endereço IP de cada um deles. Se não houver resposta ao "probe" dentro de um intervalo de "time-out" de três segundos, um *(asterisco) é impresso.

Um ponto de exclamação ! é impresso depois do tempo de ida e volta (round trip time) do pacote se o valor Max_ttl é um hop ou menos. Um "time-to-live" máximo de um hop ou menos normalmente indica uma incompatibilidade na forma como as respostas ICMP são tratadas pelos diferentes softwares da rede. A incompatibilidade pode, normalmente, ser solucionada duplicando o valor do último Max_ttl usado e tentando
novamente.

http://penta.ufrgs.br/uel/graziela/graznw13.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário