Páginas

A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade. (José M. Moran)

sábado, junho 23, 2007

MAPAS CONCEITUAIS

MAPA CONCEITUAL


Site oficial do programa CMAP TOOLS (gratuito)

http://cmap.ihmc.us/

Download do programa

http://cmap.ihmc.us/download/

Tutorial - Noções básicas sobre CmapTools

http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm



O QUE SÃO MAPAS CONCEITUAIS ?


A teoria a respeito dos Mapas Conceituais foi desenvolvida na decáda de 70 pelo pesquisador norte-americano Joseph Novak. Ele define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento. O mapa conceitual, foi originalmente baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. A aprendizagem pode ser dita significativa quando uma nova informação adquire significado para o aprendiz através de uma espécie de ‘ancoragem’ em aspectos relevantes da estrutura cognitiva preexistente do indivíduo. Na aprendizagem significativa há uma interação entre o novo conhecimento e o já existente, na qual ambos se modificam. À medida que o conhecimento prévio serve de base para a atribuição de significados à nova informação, ele também se modifica. A estrutura cognitiva está constantemente se reestruturando durante a aprendizagem significativa. O processo é dinâmico; o conhecimento vai sendo construído.

O software CMAPTOOLS trabalha com a montagem do mapa conceitual, espécie de organograma de idéias com um conjunto de substantivos inter-relacionados. Os grandes conceitos aparecem dentrAo de caixas — que podem ser linkadas com imagens ou outros mapas — enquanto as relações entre eles são feitas por frases e verbos de ligação.

Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. 



Mapas conceituais podem ser utilizados como:

Estratégia de estudo

Estratégia de apresentação de itens curriculares

Instrumento para a avaliação de aprendizagem escolar

Pesquisas educacionais


O mapa conceitual é útil para o estudante, por exemplo, para:

Fazer anotações

Resolver problemas

Planejar o estudo e/ou a redação de grandes relatórios

Preparar-se para avaliações

Identificar a integração dos tópicos


Para os professores, os mapas conceituais podem ajudar em:

Tornar claro os conceitos difíceis, arranjandos em uma ordem sistemática

Auxiliar os professores a manterem-se mais atentos aos conceitos chaves e às relações entre eles

Auxiliar os professores a transferir uma imagem geral e clara dos tópicos e suas relações para seus estudantes

Reforçar a compreensão e aprendizagem por parte dos alunos

Permitir a visualização dos conceitos chave e resumir suas inter-relações

Verificar a aprendizagem e identificar conceitos mal compreendidos pelos alunos

Auxiliar os professores na avaliação do processo de ensino

Possibilitar aos professores avaliar o alcance dos objetivos pelos alunos através da identificação dos conceitos mal entendidos e dos que estão faltando




Para melhor visualizar o conteúdo, clique com o botão direito do mouse e clique em Zoom It, para voltar ao normal repita o processo e clique em Zoom Out.











2 comentários:

  1. Olá Andréa, tudo bem?

    Indiquei seu blog no curso de Tutoria que estou fazendo. Temos que entregar o trabalho e um dos temas é Mapas Conceituais.

    Veio numa ótima hora!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Andréa, parabéns pelo blog tão bem informado, me ajudou muito a compreender mapas conceituais, gostei tanto que passei a te seguir,rs.
    Felicidades!
    Att,
    Patrícia.

    ResponderExcluir