Páginas

A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade. (José M. Moran)

terça-feira, janeiro 30, 2007

Dicas para Criar sua página na Internet


Decifrar códigos HTML

Os sites são feitos com uma linguagem simples de programação chamada HTML, a sigla para HyperText Markup Language, ou Linguagem de Formatação de Hipertexto. As páginas da Internet se unem umas às outras por meio dos "links" (palavras sublinhadas) que caracterizam o hipertexto interativo.

Para ver o código de programação HTML por trás da página visitada, clique em "Exibir", no seu navegador Internet Explorer, e depois em "Código fonte". Você verá que o documento HTML apresenta elementos entre chaves: < e >. Esses elementos são chamados de "tags" ou etiquetas e representam os comandos de formatação da linguagem.

Para colocar uma palavra em negrito, por exemplo, o programador faz o seguinte: < b >palavra< /b >. O "b" vem de "bold", que significa negrito em inglês. A tag < b > diz que o que vier depois dela será marcado em negrito. E a tag < /b > fecha o comando, dizendo que o texto seguinte será normal de novo.

Esse é só um exemplo. Se quiser saber mais, você pode visitar o tutorial de HTML do ICMC - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP. O endereço: http://www.icmc.usp.br/ensino/material/html/. Outra site, em inglês, que pode ajudá-lo a conhecer a linguagem html é o www.htmlhelp.com.


Ter um site

Você ou sua escola podem ter um site na Internet. Os provedores normalmente fornecem espaço e orientação para seus clientes. Mas também existem os gratuitos, como http://br.geocities.com ou http://www.v10.com.br, que dão espaço e ferramentas para você construir sua página. No caso de escolas, pesquise a possibilidade de colocar o site dentro da página da Secretaria da Educação do seu Estado.

Saiba mais no site EDUCAREDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário