Páginas

A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade. (José M. Moran)

quinta-feira, agosto 07, 2008

Ferramentas da Web dinamizam aulas e gera euforia nos estudantes


Para que serve uma Webquest? O que fazer com uma Webgincana? Como utilizar mapas conceituais para ajudar os alunos a assimilar os conteúdos trabalhados em sala de aula? Como utilizar um Blog com finalidade educativa? Esses e tantos outros questionamentos estão pipocando na mente dos educadores que estão à procura de uma solução criativa, agradável e interativa para ministrar suas disciplinas.

Todo mundo já participou de uma gincana algum dia, seja como participante ou mesmo como organizador, e sabe que a euforia toma conta dos envolvidos. Mas e de uma Webgincana? É a mesma coisa que uma gincana tradicional? Segundo a aututora (autora e tutora) do curso de Informática Educativa do Portal Educacional Aprendaki, Andréa De Carli, o termo refere-se a um modelo de organização de informações para usos estruturados de recursos da Internet em educação.

"Dá-se pela colocação de desafios de busca de informações e dados na Internet. A resolução das questões dependem de leitura e interpretação dos recursos selecionados para a atividade. O educador precisa apresentar missões aos alunos missões decorrentes de conteúdos investigados, dando um aspecto lúdico ao trabalho," explica De Carli.

Com a Webquest não é diferente, pois é um recurso para acabar com um velho problema na escola: o "copia e cola" praticado por muitos alunos na hora de fazer uma pesquisa na rede. Webquest é uma atividade investigativa onde as informações com as quais os alunos interagem provêm da internet. Desta forma, webquest e webgincanas aliadas ao contexto educacional são capazes de gerar um clima festivo que todo estudante adora porque sai do tradicional e da mesmice das "quatro paredes" em que deve ficar quieto, sentado e prestando atenção.

Quer ler a matéria na íntegra? Acesse Maxpress Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário